top of page

A Armadilha da Comparação: Encontre Seu Verdadeiro Valor

Através das redes sociais, a comparação se tornou um fenômeno comum e, muitas vezes, inevitável. Seja comparando nossas conquistas profissionais, relacionamentos pessoais ou até mesmo nosso estilo de vida, essa prática pode ter um impacto profundo em nossa autoestima e bem-estar.


Mulher feliz com sua própria vida

Fui refém durante muitos anos da comparação. Desejar que a nossa própria vida ou relacionamento esteja num patamar que outras pessoas vivem é um verdadeiro perigo. Provavelmente você escutou que "a grama do vizinho sempre é mais verde." Nesse contexto, não importa se estamos vivendo sonhos outrora idealizados e acordamos felizes com nossa vida. É só abrirmos o Instagram e olharmos alguns stories que todo aquele bem-estar vai por água abaixo. Enxergamos que existem pessoas com uma vida melhor que a nossa, pois é essa percepção que as redes sociais criam.

 

Com o passar dos anos, eu pude construir uma vida da qual me orgulho, com muito esforço e a graça de Deus. Mas eu não sou melhor do que você que está lendo esse texto. Em Lucas 9:48 lemos: "porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande." Do que vale desejarmos a vida de outra pessoa, uma vez que Jesus nos orienta a nos colocarmos como menores?

 

Quando entendemos que a vida que estamos levando agora, sob uma perspectiva cristã e de obediência a Deus, é exatamente o que Ele tem para nós, tudo se torna mais leve. Vou exemplificar essa parte. Ano passado, tive que reduzir consideravelmente meu trabalho por meses, pois meu foco precisava estar no tratamento da minha filha. Não foi fácil para mim, sentia muita falta da minha rotina de trabalho e estudo, mas não tinha tempo para me dedicar ao que era importante apenas para mim. Precisei entender que era melhor dar 100% à minha filha até poder voltar a me dedicar aos meus projetos, do que tentar me dividir em mil, me desgastando e não fazendo nada com excelência.

 

Nessa fase, olhar para algumas mulheres no Instagram, que trabalhavam, pregavam, iam para a academia e faziam mais um monte de coisas, me entristecia mais ainda. Demorei um tempo para entender que aquela estação na qual Deus havia me permitido viver era exatamente onde eu precisava estar.

 

Precisamos cessar aquilo que nos traz comparação e aceitar o tempo de Deus para as nossas vidas. Sei que não é fácil, mas é necessário. É muito mais valioso ser grata pelo hoje e ter esperança pelo amanhã de Deus em nossas vidas do que viver o hoje de frustração, tristeza e reclamação.

 

Pense nisso!


Eu fico por aqui, e oro, para que Deus abençoe sua mente e o seu coração.

Lembre-se que você é forte no Senhor.

Abraços

 
 
 

Comentários


bottom of page