top of page

Humildade e Vulnerabilidade em meio a Dor

Hoje quero conversar com vocês sobre humildade e vulnerabilidade. E para começar eu quero te perguntar: você sabe na prática o que quer dizer humildade?


Na Bíblia temos diversas passagens que falam sobre humildade.

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Mateus 5:5

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2


ree

Quando comecei a ter diversos sintomas depressivos, a alguns anos atrás, eu não conseguia reconhecer que havia algo errado. Para mim, era mais fácil mascarar aquela dor e fingir que estava tudo bem. Mas quem me acompanhava mais de perto sabia que havia algo errado, cheguei a ouvir que eu havia perdido o brilho. Foi então, após um final de semana inteiro de choro (inclusive até enquanto eu tentava comer), eu entendi que precisava ter humildade e assumir que eu estava num quadro depressivo.

Ainda assim, passaram-se meses até eu procurar ajuda psicológica e receber o diagnóstico. Ressalto aqui que se eu não tivesse aceitado que eu estava com depressão, provavelmente jamais teria procurado um tratamento e nem sei se teria sido curada, afinal, para solucionarmos um problema, precisamos primeiro reconhecer que esse problema existe.


Bom, mesmo diagnosticada e em tratamento, me escondi por meses daquela patologia que eu tinha, quase ninguém sabia da minha situação. Para mim, era muito vergonhoso admitir tamanha fraqueza, até porque, se hoje muitos caracterizam depressão como falta de Deus, imaginem a anos atrás. Foi só após muito trabalhar de Deus e um quebrantar profundo em meu coração, que eu entendi que precisava ter vulnerabilidade e abrir meu processo de dor para todos que estavam ao meu redor, pois só assim Deus poderia me usar para que através do meu processo de cura, vencendo dia após dia com Jesus, outras pessoas também pudessem ser curadas.


Dito tudo isso, eu gostaria de compartilhar com vocês um trecho de uma autora cristã, que luta contra depressão e ansiedade e tem feito disso um ministério que tem ajudado milhares de pessoas, a autora é a Ana Stuart. Segue trecho do livro Fortes e Fracos:


"É preciso coragem para aceitar que não somos fortes. Não da maneira que desejamos. Existe coragem em reconhecer a vulnerabilidade em nós mesmos, em encarar nossas dificuldades, nossos transtornos e disfunções. Em admitir e parar de negar, abandonar as máscaras que construímos e finalmente dizer: “Eu tenho uma fraqueza”. Isso requer força e humildade. Não é bonito. Não é algo que super-heróis dizem. Não é o que queremos ouvir das pessoas que tomamos como exemplo. Não é o que querem ouvir de nós. Admitir a vulnerabilidade pode ser vergonhoso e aterrorizante, pelo menos nos cenários que criamos em nossa mente. Meu conselho é que esse pensamento seja superado, até que se desfaça."


Concluo essa mensagem de hoje te encorajando a ter humildade e vulnerabilidade em reconhecer que tudo bem você não estar bem. Que tudo bem talvez haver um buraco enorme no seu peito, uma dor profunda, uma ansiedade agonizante. Jesus espera esse seu passo. E as pessoas ao seu redor também. Não se esconda mais em sua dor, você pode ser amada aqui do outro lado, sim, nesse lado onde bilhões de pessoas sofrem com doenças mentais. Existe um amor diferente esperando por você. Um amor que abraça, acolhe e ama. E tenho a plena convicção que a primeira pessoa que fará isso por você é Jesus, apenas deixe Jesus entrar ai nesse lugar escuro, e te trazer aqui para o outro lado, o lado da esperança na cura.


Que a alegria do Senhor seja a sua força. Nos encontramos em breve.

Abraços!


Comentários


bottom of page